Notícias

Hong Kong processa 16 da corretora JPEX e Interpol atualiza procurados

Autoridades de Hong Kong estão processando 16 pessoas ligadas à corretora JPEX, que se envolveu em um golpe de milhões no início de 2023. Para complicar a situação, a Interpol também emitiu Notificações Vermelhas para mais três indivíduos envolvidos com a empresa. A expectativa é que o caso chegue aos tribunais nesta quinta-feira (6).

As investigações indicam que seis dos acusados tiveram um papel direto no esquema fraudulento. Outros sete, por sua vez, tiveram uma participação menor, atuando como promotores da empresa ou realizando negociações fora de bolsa (OTC).

Esse caso ganhou ainda mais atenção por causa de Wong Ching Kit, o ex-CEO da JPEX, que se tornou conhecido após fazer uma “chuva de dinheiro” em Hong Kong em 2018, o que acabou resultando em sua prisão. Atualmente, ele figura na lista de procurados da Interpol.

Caso JPEX avança na justiça de Hong Kong

As notícias locais confirmam que o processo da JPEX está progredindo nos tribunais de Hong Kong. Nesse contexto, 16 pessoas estão sendo processadas e terão audiência nesta quinta-feira. Seis delas enfrentam acusações sérias, incluindo conspiração para fraude, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça. As outras sete respondem por fraude, lavagem de dinheiro e por incentivar as vítimas a se envolver no esquema. Além disso, três pessoas são acusadas de operar contas de fachada.

Curiosamente, em 2023, Joseph Lam Chok, um dos líderes da corretora, foi flagrado destruindo documentos em uma banheira cheia de água, o que trouxe ainda mais notoriedade ao caso. Antes dos desdobramentos negativos, a JPEX tinha uma ampla presença publicitária no país, incluindo anúncios em transportes públicos.

Até o momento, 64 pessoas continuam sob investigação. Para o chefe da Superintendência, Ernest Wong, o caso é considerado “muito complicado”. Ele mencionou que a análise de uma grande quantidade de dados e registros de transações está tornando o processo mais lento. É possível que outras prisões ocorram conforme as apurações continuam.

Interpol adiciona mais três pessoas ligadas à JPEX em seu site

Na mira da Interpol, além de Wong Ching Kit, outros três nomes foram acrescentados à lista de procurados: Kwok Ho Lun, Cheung Chon Cheng e Mok Tsun Ting. Esses indivíduos têm entre 27 e 31 anos.

Esse caso ressalta a importância de se ter cuidados ao lidar com criptomoedas. Praticar a autocustódia, evitando depender de terceiros para a segurança dos seus ativos, é essencial. Por outro lado, as ações das autoridades mostram um esforço significativo em punir golpistas e proteger os consumidores.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo